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Comunicação e Storytelling nas Relações Governamentais

INFORMAÇÕES

GERAIS

Comunicação e Storytelling nas Relações Governamentais


1.    Justificativa


Atuar como profissional de relações institucionais e governamentais é, essencialmente, ser um comunicador estratégico: mapear interlocutores, compreender os canais e formatos mais adequados ao diálogo e identificar o momento oportuno para apresentar posicionamentos, solicitar informações ou defender interesses. 

Em um mundo cada vez mais BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible), onde os caminhos para estabelecer e manter o contato com tomadores de decisão são complexos, é fundamental que profissionais de RelGov sejam capazes de reconhecer e distinguir diferenças entre processos, funções e canais de comunicação. 

Para isso, é necessário articular três dimensões complementares: o conteúdo (mensagem central e evidências), a forma (canais e formatos escolhidos) e o tempo (sincronia com ciclos decisórios e agendas políticas). A solidez de uma estratégia de RelGov depende, em grande parte, desse equilíbrio. Este curso, dividido em 3 aulas, se propõe a habilitar profissionais a:

  • Construir e estruturar documentos estratégicos (relatórios, resumos executivos, position papers) com clareza narrativa e apoio de dados; 
  • Aplicar técnicas de storytelling para potencializar apresentações, pitches e interações presenciais, criando arcos narrativos que engajam públicos críticos; 
  • Integrar processos e fluxos de trabalho com as áreas de comunicação e imprensa, garantindo alinhamento de mensagens, aprovação ágil e execução coordenada em projetos de eventos institucionais, campanhas de reputação, gestão de crises e ações de Advocacy. 

Partindo de fundamentos de comunicação até a aplicação de recursos de storytelling e a colaboração entre Relações Governamentais e áreas de Comunicação, este curso entregará ferramentas, modelos de trabalho e cases práticos para que cada participante possa estruturar ações de alto impacto.


2.    Objetivo


O curso tem por objetivo principal habilitar os profissionais de relações governamentais na implementação de conceitos de comunicação essenciais às práticas de relgov e no uso do storytelling como recurso estratégico para construção de narrativas com diferentes stakeholders.


3.    Professor


Gisela Antakly Martinez é proprietária da Antakly Public Affairs. Possui ampla experiência em comunicação corporativa, relações governamentais, proteção da reputação corporativa, gestão de crises, entrada em novos mercados e atuação em temas e causas sensíveis. 

Atua de forma ativa nos setores de saúde, plásticos, infraestrutura, saneamento, transporte, bebidas, cosméticos e associações empresariais, em níveis nacional, regional e global. 

Antes de fundar a Antakly, foi diretora de Assuntos Públicos na Edelman e ocupou cargos no Governo do Estado de São Paulo, na Secretaria de Gestão Pública e na Casa Civil. Também tem experiência em marketing e desenvolvimento de projetos para empresas de comunicação como a TV Globo e a Editora Abril. 

É graduada em Comunicação Social pela ESPM e realizou cursos de aperfeiçoamento em Formação para Governantes na Escola de Governo (então vinculada à USP), Administração de Organizações do Terceiro Setor na FGV, e Advocacy Global & Lobby Internacional na George Washington University. Integra o Conselho Consultivo da SigaLei e foi eleita Conselheira de Comunicação do IRELGOV, think tank brasileiro especializado em relações governamentais, para o mandato 2022/2024. Gisela também está associada à InfraWomen e à Associação Mulheres em RelGov.


4.    Temas do curso


  • Conceitos gerais (quem é meu stakeholder, objetivos, canais, timing), comuns a profissionais de comunicação.
  • Técnicas narrativas (elementos de história, arcos narrativos, ganchos) aplicados tanto a documentos (relatórios, position papers, resumos executivos) quanto a interações presenciais (elevator pitch, apresentações em reuniões, Q&A).
  • Práticas em projetos reais que exigem cooperação entre áreas, como eventos institucionais, campanhas de reputação ou crises.


5.    Carga Horária   


Carga horária de 6 (seis) horas, distribuídas em dois encontros, com aulas expositivas, debates e atividades práticas voltadas à aplicação dos conceitos estudados, incluindo a análise de estudos de caso e simulações de estratégias legislativas.


6.    Datas de Realização do Curso


Os encontros virtuais e ao vivo acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2025, das 19h às 21h. O IRELGOV enviará o link de acesso às aulas com, no mínimo, 24 horas de antecedência.


7.    Programação


Aula 1 – Fundamentos de Comunicação e Interlocução

Aula 2 – Storytelling Estratégico

Aula 3 – Integração RelGov x Comunicação e Case Prático


8.    Bibliografia básica sugerida


  • FARHAT, Saïd. Lobby – O que é. Como se faz. Ética e transparência na representação junto a governos. São Paulo: Aberje Editorial, 2007.
  • HENISZ, Witold J. Corporate Diplomacy: Building Reputations and Relationships with External Stakeholders. Routledge / Greenleaf Publishing, 2016.
  • Public Affairs Council (PAC) – https://pac.org
  • HARVARD BUSINESS REVIEW (HBR) – https://hbr.org
  • International Association of Business Communicators (IABC) https://www.iabc.com
  • CIZEK, Katerina. Storytelling for Advocacy: Conceptualization and Preproduction. MIT Open Documentary Lab, 2020


9.    Regras para Certificação


Para receber o certificado de participação, o(a) inscrito(a) deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • Participar ao vivo de pelo menos um (1) dos três encontros programados;
  • Ter a presença registrada por meio da lista de entrada na sala virtual durante o período da aula;
  • Em caso de ausência em um dos encontros, assistir integralmente à gravação correspondente, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos após o término do curso;
  • O acesso às gravações será disponibilizado exclusivamente aos participantes inscritos e por tempo determinado; e
  • O cumprimento dos critérios acima será condição obrigatória para a certificação.


Prazos e envio de certificados:


Os certificados serão emitidos e enviados em até 20 (vinte) dias úteis após a conclusão do curso e a verificação da participação conforme os critérios estabelecidos.


Casos excepcionais:


Situações imprevistas (como problemas técnicos ou de saúde) devem ser comunicadas à equipe do IRELGOV por e-mail no prazo máximo de 48 horas após o ocorrido. Esses casos serão analisados individualmente quanto à possibilidade de certificação.


10. Confirmação de Turmas e Política de Reembolso


A realização dos cursos do IRELGOV está condicionada à formação de turma com número mínimo de participantes, conforme definido pela organização.

Caso o número mínimo não seja alcançado, o IRELGOV se compromete a informar os inscritos com antecedência e a reembolsar integralmente os valores pagos, exceto eventuais taxas administrativas cobradas por plataformas de pagamento, que são de responsabilidade do usuário e não são retidas pelo Instituto.

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INSCRIÇÕES

CATEGORIAS

VALOR

Associados IRELGOV

Exclusivo para Associados R$ 110,00

Associados IRELGOV

R$ 110,00
Exclusivo para Associados

Não Associados IRELGOV

R$ 302,50

Não Associados IRELGOV

R$ 302,50

Representante de Associada IRELGOV PJ

Exclusivo para Associados R$ 110,00

Representante de Associada IRELGOV PJ

R$ 110,00
Exclusivo para Associados

Entrar com seu CPF e depois informar o CNPJ da empresa associada para validação.

PROGRAMAÇÃO

19:00 Aula 1 – Fundamentos de Comunicação e Interlocução

19:00 Aula 2 – Storytelling Estratégico

19:00 Aula 3 – Integração RelGov x Comunicação e Case Prático

19:00 Aula 1 – Fundamentos de Comunicação e Interlocução

19:00 Aula 2 – Storytelling Estratégico

19:00 Aula 3 – Integração RelGov x Comunicação e Case Prático

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